15 Feb 2022
Clube de Leitura da Josefinas: Estás aí?
Regressamos à escrita de Dolly Alderton e, em fevereiro, lemos o primeiro livro de ficção da autora.

O sucesso de “Estás aí?” explica-se facilmente. Dolly Alderton tem uma escrita apelativa e deixou o mundo rendido ao seu primeiro livro – este, que também esteve em destaque no nosso Clube de Leitura em 2020! – pelo que apostou numa temática muito atual e comum na sua primeira experiência ficcional.

“Estás aí?” retrata o que é ser-se solteira na casa dos 30. Mesmo que não nos revejamos nessa situação, facilmente identificamos uma amiga ou familiar nas palavras de Dolly... e é essa familiaridade que desperta a nossa atenção.

É com base nesta realidade que a autora nos apresenta Nina, uma crítica gastronómica que, tendo terminado um relacionamento de sete anos, lida com os primeiros sinais de demência do pai e se debate com uma mãe que vive em negação.

Josefinas_Book_Club_Ghosts
Fotografia de @apaperbacklife_ via Instagram

O título original “Ghosts” – que se traduz para “fantasmas”, em português – remete-nos para a realidade dos dias de hoje, das aplicações de encontros e dos desaparecimentos inesperados. Sim, porque se à pressão da sociedade adicionarmos o fator fantasmagórico... encontrar alguém pode ser um desafio.

Uma leitura leve para refletir e partilhar com as mulheres que nos rodeiam – irão, certamente, compreender a vida de Nina.

 

Adira ao Clube de Leitura da Josefinas no WhatsApp (AQUI) ou no Telegram (AQUI). Junte-se a nós e partilhe connosco as suas leituras e opiniões!