01 Oct 2021
Clube de Leitura da Josefinas: A Menina do Mar
“A Menina do Mar” é, como todos os contos infantis de Sophia de Mello Breyner, uma história maravilhosa sobre o amor e outros sentimentos.
A Menina do Mar

Publicado pela primeira vez no ano de 1961, “A Menina do Mar” de Sophie de Mello Breyner continua a ser um dos contos mais lidos e apreciados por várias gerações, em todo o mundo.

Com a praia como pano de fundo, um dos cenários favoritos da autora, este conto infantil revela-nos uma jornada de amizade entre um rapaz e a Menina do Mar. Cada um vive no seu mundo, com os seus sonhos - o rapaz na terra e a menina no mar -, mas a curiosidade de ambos permite-lhes partilhar essas diferenças: a menina fica a saber o que é o amor, a saudade, a alegria e outras “coisas da terra”, enquanto o rapaz explora o fundo do mar e experiencia uma nova forma de viver.

Não podíamos deixar de destacar, no Clube de Leitura da Josefinas, a sensibilidade presente na escrita de Sophia, a abordagem que faz perante os sentimentos e, sobretudo, o respeito pelas diferenças. Sophia de Mello Breyner era – e continua a ser - uma das autoras portuguesas mais acarinhadas por todos, e esta obra explica porquê.

Se devemos voltar aos lugares onde fomos felizes, então esta história para miúdos e graúdos é, sem dúvida, para ler e reler vezes sem conta.

 

Junta-se a nós nesta leitura?

O Clube de Leitura da Josefinas está no Instagram (partilhe as suas fotografias e utilize #JosefinasBookClub), mas também no WhatsApp (AQUI) e no Telegram (AQUI).