05 Apr 2021
A equipa da Josefinas... e as Mulheres que nos inspiram
Estamos rodeadas por mulheres incríveis, que nos fazem lutar por um futuro melhor.
A equipa da Josefinas... e as Mulheres que nos inspiram

Queremos mostrar-vos mais vezes quem está deste lado, aquilo que nos inspira, as nossas motivações e preferências... e o Mês da Mulher deu o mote para uma pequena série de cinco vídeos curtos sobre (algumas d)as Mulheres das nossa vidas. Neste artigo, conheça algumas das caras que constituem a equipa da Josefinas e, claro, as mulheres que estão sempre no nosso pensamento.

 

#01 – Carolina e a avó Idalina

Iniciamos esta mini série sobre “A equipa da Josefinas... e as mulheres que nos inspiram” e apresentamo-vos duas pessoas: a nossa Carolina, Diretora de Comunicação da Josefinas e a sua avó Idalina, que deixou tanta saudade.

A avó Idalina (ou vovó, como era – e é – tratada na família) nasceu em 1920 e sempre se distinguiu por ser lutadora, humilde, muito solidária e vaidosa na medida certa.

Os seus primeiros anos de vida, na Casa da Roda onde os seus avós criavam todos os bebés indesejados que ali eram deixados de forma anónima, certamente contribuíram para o seu caráter altruísta. A avó Idalina teve 1001 trabalhos, consoante o que ia aparecendo (passava a ferro para fora, preparava os mortos para o velório, ajudava os feirantes com a exposição das cerâmicas, era parteira, ajudava os lavradores nas colheitas e muito mais), aprendeu a ler sozinha e nunca deixou de estar presente para os seus 9 filhos, netos e bisnetos, de cumprir os seus deveres ou de ajudar aqueles que precisavam.

Uma Mulher que fez a diferença na vida de muita gente, que exerceu com orgulho o seu Direito ao Voto e que incentivou a nossa Carolina a lutar por aquilo em que acredita, sem deixar para trás o seu gosto pelo mundo da moda.

#02 – Francisca e a mãe Eugénia

A Francisca, responsável pelo apoio às nossas clientes e amigas, escolheu falar-vos da sua mãe, Eugénia, a sua melhor amiga e a sua maior inspiração. Afinal, o amor entre mãe e filha é algo indiscritível e muito muito especial.

A mãe Eugénia é conhecida por fazer os melhores doces do mundo e, apesar de ser pequenina (e por isso ser tratada pelos amigos  por “Geninha”), tem um coração gigante. É um espírito leve, jovem e, tal como a Francisca, adora conversar e saber mais sobre os outros e sobre o mundo.

Na casa onde cresceu, uma casa humilde e com sete crianças, havia sempre lugar para mais um à mesa – hoje, a mãe Eugénia mantém esses valores e está sempre pronta para ajudar o próximo e a dar a mão a quem mais precisa. Sensível, bem-disposta e com um coração de ouro, não deixa ninguém indiferente.

É uma Mulher de garra e uma mãe maravilhosa, um verdadeiro exemplo que a Francisca tem o privilégio de seguir e que se orgulha muito de ter a seu lado. Sempre que lhe dizemos que é parecida com a mãe, ela esboça um sorriso do tamanho do mundo – e isso diz tudo.

#03 – Isabela e a madrinha Diane

A Isabela, uma das designers da Josefinas, não teve dúvidas quando lhe pedimos para nos falar um pouco sobre uma Mulher que a inspira: imediatamente escolheu partilhar a história da sua madrinha Diane, que nunca se deixou limitar pelas circunstâncias e que transmite uma alegria contagiante.

Quando a Diane nasceu, os médicos disseram que ela teria apenas 1 ano de vida devido à paralisia cerebral, mas a verdade é que, 47 anos depois, continua a mostrar ao mundo a sua força. A madrinha da Isabela viveu grande parte da sua vida no Canadá, onde teve acesso a inúmeras oportunidades que a fizeram ter uma vida mais preenchida (e ela nunca teve medo de fazer o que as outras crianças e jovens faziam).

Apesar do preconceito, vive a sua vida com algumas limitações, mas sem se resignar à sua condição. A verdade é que a paralisia cerebral ainda é uma condição com muitos preconceitos e estigmas, mas a sociedade está a adaptar-se a uma nova forma de pensar e agir. A Diane tem vivido essa evolução na primeira pessoa.

Ela e a Isabela são inseparáveis, e dia após dia, a sua madrinha ensina-lhe que todos os sonhos são válidos, e, que acima de tudo, todos somos diferentes - e é isso que nos torna especiais.

#04 – Diana e a amiga Inês

Os laços de amizade não têm de ser antigos para serem verdadeiros e a Diana, uma das designers da Josefinas, encontrou na Inês uma amiga para a vida, uma Power Woman, que luta pelos Direitos das Mulheres e com quem partilha um projeto visual que foca a atual crise da habitação na cidade do Porto.

A Diana sentia que não fazia o suficiente para contribuir para um mundo melhor, e à medida que foi conhecendo a Inês e a sua história de vida - mãe solteira desde os 25 anos e envolvida em tantas iniciativas relacionadas com as causas em que acredita - a Diana percebeu que o importante é o empenho que colocamos numa ideia e não a quantidade de causas em que estamos envolvidas.

Também graças à Inês, a Diana é agora mais participativa nas questões da comunidade que a rodeia – e todas as mulheres que nos incentivem a fazer mais e melhor são mulheres que queremos manter nas nossas vidas, certo?

Um coração e mente aberta permitir-nos-ão partilhar a vida com pessoas que nos inspiram e apoiam; que nos fazem questionar o nosso caminho; que vivem connosco aventuras maravilhosas. Sem julgamentos. A Inês é assim e tem todo o mérito pelo seu percurso.

#05 – Joana e as filhas Ava e Maria

A nossa Joana, que trabalha como Retail Manager na Josefinas, não hesitou em nomear as suas filhas quando lhe pedimos para fazer um vídeo sobre mulheres que a inspiram.

A Ava, de 10 anos, e a pequena Maria, de 18 meses, lembram-nos que as meninas de hoje são, também, as mulheres de amanhã e que a Educação é um dos pilares mais importantes nas suas vidas. A Joana tem sido uma mãe exemplar, que luta por aquilo em que acredita e que passa essa mensagem às suas filhas. Afinal, as suas vidas estão povoadas por sonhos e livros, que as fazem levitar, sonhar e ir mais além.

Graças à nossa Joana e às pessoas maravilhosas que apoiam o seu crescimento, a Ava e a Maria poderão ser, um dia, as mulheres que desejarem e, com base na sua educação e valores, continuarão a lutar por um mundo mais justo e feliz para outras meninas e mulheres em todo o mundo.