15 Jun 2021
Clube de Leitura da Josefinas: Apenas Miúdos
É a poucos meses de completar os 75 anos de vida, 54 dos quais de carreira artística ativa, que Patti Smith chega ao Clube de Leitura da Josefinas.
Just Kids by Patti Smith

Amplamente conhecida como cantora, poeta e ativista, foi em Julho de 1967 que Patti Smith chegou a Nova Iorque, com a sua imaginação fervilhante a implorar por beleza e magia, e determinada a prosseguir o rumo que tinha delineado para si própria – o de artista.

Através de “Apenas Miúdos”, em jeito de livro de memórias, Patti Smith descreve-nos detalhadamente o ambiente hippie-chic que se vivia no meio artístico nova iorquino no final da década de sessenta e no início dos anos setenta.

Sem nunca se dispersar, conta-nos o nascer e o desenrolar da sua carreira juntamente com Robert Mapplethorp, com quem manteve uma relação amorosa, e como os dois se apoiaram mutuamente, não só no desenvolvimento das suas práticas artísticas, mas também na sua luta pela sobrevivência enquanto jovens extremamente pobres.

Just Kids by Patti Smith

 

Fotografia: @books.oddity (via Instagram)

É interessante observar como ela foca, de forma construtiva, não só as semelhanças, mas também as diferenças. Se, por um lado, ela buscava ao máximo inspirar-se nas pessoas que ia conhecendo, por amor à sua arte, ele sofria pelas questões monetárias e procurava constantemente a sua “grande oportunidade”. É também muito comovente perceber o lugar especial que cada um reservou para o outro, mesmo após a separação, que não terá sido fácil para nenhum dos dois.

Com um tom por vezes duro, mas engraçado, “Apenas Miúdos” permite uma leitura ritmada - e embora nos fale do passado, não nos deixa cair na tristeza da nostalgia. Ao invés, este é um relato inspirador, pois permite-nos perceber como, com a dose certa de humildade e muita gratidão pelas coisas simples, podemos ultrapassar as adversidades e construir o nosso caminho para que, a cada dia, fiquemos mais perto de realizar os nossos sonhos.

 

Juntam-se a nós nesta leitura?

Partilhem connosco as vossas opiniões através de #JosefinasBookClub no Instagram e adiram aos grupos do Clube de Leitura no Telegram ou no WhatsApp para saberem o que outras mulheres pensam sobre esta obra (basta enviarem-nos uma mensagem para fazerem parte do grupo).